Skip to main content

Tecnolaje


Tecnolaje Paviprel

O fabrico das Tecnolajes PAVIPREL é realizado com uma máquina de betonagem em contínuo em pistas polidas obtendo-se um ótimo acabamento da face inferior da peça. A cura é feita de forma uniforme através da proteção das lajes com material isolante em todo o seu comprimento, até que esteja atingida a resistência adequada do betão para a transmissão do pré-esforço. Através da vasta experiência da PAVIPREL no fabrico de placas pré-esforçadas, área em que a PAVIPREL foi pioneira, conseguimos garantir a qualidade que nos é exigida pelas normas.

Declaração de Desempenho

  • Contactar gabinete técnico.

Descrição e Aplicação

O Painel Pré-Esforçado Nervurado é uma criação Europeia utilizada como uma opção ao Painel Alveolar com o objetivo de atender as mesmas necessidades construtivas solicitadas ao Painel Alveolar no que diz respeito à autoportância, grandes vãos livres e altas cargas de trabalho. A Tecnolaje é um pavimento composto, constituído por um painel pré-fabricado em betão pré-esforçado, nervurado, com armadura ativa constituída por fios de aço aderentes, complementado em obra com o aligeiramento em EPS e uma camada de betão armado com função resistente, e de altura variável, de acordo com o projeto e solicitações em causa. A inclusão de blocos de EPS (poliestireno expandido) permite o aligeiramento do pavimento e o incremento de desempenho no que se refere ao desempenho térmico/acústico. As Tecnolajes constituem uma solução vantajosa para a execução de pavimentos na generalidade dos edifícios, residências, comercio e industria.

Geometria

É uma ótima solução para a construção de lajes planas, pois além de ter uma parte inferior lisa e preparada para pintar depois de selar as juntas, possui quatro nervos verticais. O posicionamento e geometria destes nervos, é o que lhe confere a capacidade de se unir a uma viga rasa ou plana, nas várias hipóteses possíveis de encastramento. As placas apresentam-se com uma largura padrão de 1200mm ou 600 mm e uma altura variável de 120, 160 a 200 mm, conforme desenhos em cima. A altura do aligeiramento é variável em função da espessura da laje, podendo ir dos 60 mm até aos 340 mm. O incremento de aligeiramento irá conferir uma altura útil mais elevada, e consequentemente, um incremento das resistências aos esforços atuantes. Para solicitações comuns de habitação e Industria, com a Tecno-Laje, pode-se vencer vãos superiores a 12 metros. Além disso, é uma laje autoportante, isto é, sem necessidade de escoramentos na laje.

Vantagens

  • Diminuição do peso próprio da laje, permitindo a redução das dimensões dos outros elementos estruturais de suporte
  • Redução de cofragens e de escoramentos intermédios e rapidez de montagem e execução
  • Diminuição da quantidade de betão moldado em obra
  • Autoportantes em fase de montagem, necessitam apenas, aquando da betonagem, de escoramento a meio vão, para alinhamento de contra-flechas
  • Apresentam um módulo de rigidez considerável, que permite obter valores de flechas muito baixas e forte esbelteza
  • Apresentam óptimo acabamento da face inferior, liso, de betão á vista, que permite o acabamento com simples pintura
  • Devido às suas nervuras, torna-se uma óptima solução no uso em vigas planas/lajes planas
  • Comparado com outras soluções, em obra, dispensam meios especiais de elevação
  • Devido ao seu aligeiramento em EPS, confere á laje melhor isolamento térmico/acústico entre pisos, quando comparados com lajes maciças de betão armado.

Mais informações?

Para qualquer questão ou dúvida, entre em contacto connosco.
Teremos todo o prazer em ajudar.